Início 9 Cultura Maçônica 9 Maçons Notórios 9 Sir Winston Churchill e a Maçonaria

Sir Winston Churchill e a Maçonaria

jan 23, 2023 | Maçons Notórios

Os ensinamentos éticos e filosofias da Maçonaria foram transmitidos a gerações de homens desde os tempos medievais. Algumas das mentes mais perspicazes foram maçons; músicos renomados, escritores, intelectuais do direito e da diplomacia e líderes inspiradores. Todos esses grandes homens buscaram maior luz em nossas lições. Embora existam muitas figuras da história que temos o privilégio de chamar de “irmão”, poucas são tão famosas ou influentes quanto Sir Winston Churchill. Considerando suas muitas realizações, não é fácil resumir a vida notável do irmão Churchill em um momento. Ele liderou a Inglaterra através do horror e da tragédia da Segunda Guerra Mundial e além, mas grande parte de sua história foi escrita antes de assumir sua posição como primeiro-ministro. Churchill era único: uma personalidade forte e um líder destemido que carregou o peso do mundo sobre seus ombros em sua hora mais sombria. Por sua coragem, ele continua a inspirar novas gerações e é um exemplo brilhante do que significa dedicar-se ao serviço dos outros.

Um soldado nato

Winston Leonard Spencer Churchill nasceu em 30 de novembro de 1874, em Oxfordshire, Inglaterra. Sua família descendia do Duque de Marlborough, residindo no topo da aristocracia inglesa. Ele frequentou a reverenciada Harrow School quando menino, rapidamente se interessando por inglês e escrita. Aos 21 anos, alistou-se como segundo tenente no 4º Regimento de Cavalaria dos Hussardos da Rainha, iniciando assim o que se tornaria uma longa e célebre carreira como militar.

Ao longo dos próximos anos, Churchill dificilmente permaneceu em um local por muito tempo. Ele viajou para Cuba, Nova York e depois para a Índia, um período de formação durante o qual sua paixão pela escrita floresceu. Enquanto estava na Índia, Winston serviu como soldado e jornalista durante a Revolta de Pathan e escreveu seu primeiro livro: The Story of the Malakand Field Force . Ele então se mudou para o Sudão em 1898, servindo sob o comando do General Kitchener no 21º Lancers , enquanto trabalhava como jornalista do The Morning Post.

Embora ainda jovem, em 1899, Winston ganhou uma vida inteira de experiência. Ele tinha apenas 25 anos, mas estava pronto para começar sua jornada na política inglesa. Naquele ano, ele retornou à Grã-Bretanha e foi eleito para o Parlamento britânico.

 Irmão Churchill

Winston entrou na idade adulta na virada do século, quando a Maçonaria estava no auge da popularidade com a elite britânica. Quando foi iniciado na Maçonaria em 1901, o Rei Eduardo VII era o Grão-Mestre interino da Grande Loja Unida da Inglaterra.

Churchill ingressou no Studholme Lodge No. 1591 em 24 de maio de 1901. O lodge permanece ativo até hoje, conhecido como United Studholme Alliance Lodge. Dentro de um ano, ele foi elevado a Mestre Maçom, juntando-se a uma longa linha de homens de sua família que também eram maçons. Poucos homens eram tão ativos e ambiciosos politicamente quanto ele, e seus deveres no governo o impediam de assumir papéis de liderança na loja. Como a história mostraria, no entanto, o irmão Churchill era um estudante do princípio maçônico, mostrando seu compromisso com nossos valores por meio de suas ações durante sua longa vida.

O jovem líder

Encantador, apaixonado e perspicaz, Churchill teve uma ascensão meteórica no governo inglês. Poucos ostentavam uma personalidade tão forte e, em 1904, ele cruzou o corredor na Câmara dos Comuns, abandonando o Partido Conservador em oposição ao Projeto de Lei dos Estrangeiros, que visava impedir a migração de judeus para a Grã-Bretanha. A Câmara se mostraria pequena demais, e ele ascendeu de posto em posto nos dez anos seguintes.

Em 1908, casou-se com Clementine Hozier, e juntos criaram cinco filhos, Diana, Randolph, Sarah, Marigold e Mary. Naquele ano, 1908, o casal comprou sua casa, que eles chamaram de Chartwell. Este assentamento tornou-se o centro de seu mundo nas quatro décadas seguintes. O escritório de Winston era onde ele conduzia os negócios do governo e era seu santuário, onde ele gostava de pintar no jardim.
No início da Primeira Guerra Mundial, Churchill previu um conflito com a Alemanha. Tendo passado alguns anos liderando o Almirantado, ele fortaleceu a marinha britânica em preparação para a guerra. Quando a luta começou, Winston renunciou ao cargo, se alistou no exército e ocupou vários cargos, incluindo o de Ministro de Munições. Aqui ele liderou os esforços de pesquisa e desenvolvimento do tanque, uma arma que se mostrou vital para decidir o resultado da guerra.

Segunda Guerra Mundial

Ao contrário de seu antecessor, Neville Chamberlain, Churchill via Hitler e a ascensão dos nazistas ao poder como uma ameaça iminente. Em resposta à adesão da Inglaterra ao Acordo de Munique com Hitler em 1938, Churchill descreveu o movimento como “uma derrota total e absoluta”. Levou apenas um ano para a Grã-Bretanha ser arrastada para uma guerra contra a Alemanha.

Depois que a guerra começou, Chamberlain não durou muito como Premiere. Churchill, no entanto, estava agora entre um dos homens mais poderosos do governo. Com seus muitos anos de experiência militar e governamental, poucos estavam tão bem posicionados para liderar a Grã-Bretanha durante a guerra. Ele se tornou primeiro-ministro ao formar um governo de todos os partidos em 1940 e imediatamente iniciou uma campanha agressiva contra os nazistas. À medida que a Batalha pela Grã-Bretanha se desenrolava, o mundo testemunhou alguns dos melhores momentos de Churchill como líder, inspirando seus conterrâneos com discursos emocionantes no rádio.

Nos quatro anos seguintes, o primeiro-ministro foi essencial para levar os Aliados à vitória contra o regime nazista. Ele se recusou a negociar ou se render apesar das longas horas escuras, sabendo que as apostas eram altas demais para seu país. Foi o conflito mais significativo que o mundo conheceu. No entanto, sua bravura, carisma e gênio militar foram sem precedentes e fizeram dele precisamente o homem certo para o que era, no momento, o trabalho mais formidável do mundo.

Mais Especiais

Mozart e a Maçonaria

Mozart e a Maçonaria

Em 1784, Mozart foi recomendado para ser membro da Loja Beneficência em Viena por seu amigo e patrono Otto von Gemmingen. De acordo com este artigo, Mozart apresentou seu pai, Leopold Mozart, e...