FAQ

FAQ

O Instituto e a Maçonaria

O que é o INPEM?

O Instituto de Pesquisas Maçônicas foi criado no intuito de aperfeiçoar o conhecimento em um âmbito geral da Maçonaria para membros e postulantes.

Quem administra o INPEM?

O INPEM é administrado, dentro de seu cunho filosófico, por mestres maçons preparados e um corpo de altos graus para trazer o melhor conteúdo da filosofia maçônicas a iniciados e postulantes.

O que é a Maçonaria?

Maçonaria é uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual. O termo maçonaria é de origem francesa, e significa construção. O termo maçom portanto é a versão em português do francês; maçonaria por extensão significa "associação de pedreiros".

O Curso

Qual é o conteúdo do Curso?

O conteúdo é diverso, pois toda a abrangência da filosofia maçônica foi colocada neste primeiro grau, sintetizada nos 10 temas mais comentados dentro da Maçonaria. Posteriormente serão lançados mais 20 temas, no 2º e 3º graus, como seguido nas lojas simbólicas. Também posteriormente lançaremos estudos mais avançados, para que assim possamos fechar um ciclo de entendimento da filosofia maçônica inseridas nos debates e estudos das lojas. Lembrando que o instituto só trata de assuntos filosóficos e não de assuntos maçônicos. como por exemplo segredos e rituais, pois somos um grupo de estudos que foi formado há anos com o objetivo de levar a filosofia maçônica até o postulante e o inciado.

Fazendo o curso eu me torno Maçom?

Não, este curso é direcionado a maçons iniciantes e postulantes. Para ser membro da maçonaria não basta a autoproclamação, é preciso um convite formal e é obrigatório que o indivíduo seja iniciado por outros maçons. Além disso, para se manter na ordem dos maçons, é necessário cumprir uma série de juramentos e obrigações, sejam elas esotéricas ou simbólicas; o maçom também deve estar integrado em uma loja.

O INPEM fornece um Certificado de conclusão do Curso?

Sim. Somente a alunos que comprar o curso completo e a quem faz o quis de perguntas e resposta e tem um acerto de 50% nas respostas, esses sim recebem certificado digital podendo ser baixado em seu computador e impresso na área do aluno.

Pagamentos

É seguro comprar no site?

Sim! O site é seguro, em um domínio certificado e faz uso do meio de pagamento mais usado e consagrado do Brasil: o PagSeguro, que utiliza diversos protocolos de segurança e criptografia avançada para manter suas informações invioláveis e inacessíveis inclusive para os administradores do site.

É possível pagar parcelado?

Sim, sendo em 3x sem juros no cartão de crédito ou em 18x no cartão com juros.